ESTAMOS PRONTOS PARA TE ATENDER!

Preencha o formulário abaixo e receba um contato da nossa equipe.

Como fazer seu Logotipo atrair os clientes certos

Como fazer seu Logotipo atrair os clientes certos
5 de março de 2018 Netto Brasil - Fundador/CEO
capa-logotipos

Como um simples logotipo pode atrair ou espantar os clientes certos?

Logotipo, Logomarca, Logo, Marca…

As pessoas costumam dar muitos nomes diferentes. E quer saber de uma coisa? Não é meu objetivo aqui me ater a termos técnicos ou nomeclaturas.

Pois bem, hoje quero bater um papo com você sobre o “simbolo gráfico distintivo” (termo chique) que representa a sua empresa, ou melhor, a sua marca no mercado.

Mais especificamente, quero te mostrar como a sua função vai muito além do estético, quero falar sobe um aspecto muitas vezes deixado de lado pelos designers (mais para frente explicarei o porquê) que é atrair os clientes certos para você, ou seja, os clientes que sua empresa realmente precisa e quer atrair.

Mas primeiro…

O que não é um Logotipo?

Logotipos tem uma função específica, uma mensagem específica. Então vamos combinar de não achar que é a simples combinação entre algum símbolo que faz referência ao seu mercado ou segmento com o nome e vualá!, “eis que temos um logotipo”.

Eis alguns exemplos de empresas que tentaram fazer isso e não deu muito certo:

exemplos de logotipos errados

Tá, eu sei que ninguém iria cometer um erro como os dos exemplos acima…será mesmo? Cada um destes exemplos, em sua concepção, não havia nada de errado.

Mas também existe outro erro frequente, que é o da mesmice, do clichê. Também separei alguns exemplos:

logotipo-parecido

Claro que eu tomei o cuidado de escolher marcas internacionais, mas tenho certeza que se você fizer uma pesquisa rápida em sua cidade, verá inúmeras marcas quase idênticas. E o pior, todas do mesmo setor, ou seja, concorrentes.

Isso acaba só confundindo o cliente.

Claro que eu entendo que, muitas vezes é quase impossível de se fugir de um clichê em determinados nichos. Mas como eu disse, é “quase impossível” e com um pouco mais de dedicação e empenho um bom designer consegue sim, criar uma marca diferenciada.

Tá, mas o que é um Logotipo?

Um logotipo deve, assim como em qualquer coisa dentro do design, resolver um problema. Isso significa que ele tem a missão de condensar os diferenciais da empresa ou pessoa (marcas pessoais) em 2 ou 3 elementos que combinados consigam entregar uma mensagem clara ao consumidor, público, target, como preferir chamar também.

Uma informação importante também é que um logotipo, sozinho, não é capaz de passar essa informação.Clama que eu não estou falando da complexidade do bem intangível que chamamos de marca. Estou falando simplesmente que para que um Logotipo de funcione ele precisa estar sustentado sobre um suporte.

Tá, mas e que suporte é esse? É a identidade visual.

Ela cria elementos que permitem, do ponto de vista visual (que representa grande parte das interações da maior parte das marcas), às empresas apresentarem ao Público Alvo a mensagem correta, muitas vezes, de forma “subliminar”.

E para certificar que a identidade visual e o Logotipo sempre estarão apresentados de forma coerente, são criados os sistemas de design. Estes, por sua vez, funcionam como manuais de aplicação da marca e combinação da identidade visual que permitem a preservação da mensagem sempre.

É por isso que, ao criar uma Marca, eu nunca crio comente um “Logotipo”. No mínimo, sempre procuro desenvolver a parte da identidade visual, para que o cliente tenha o mínimo de garantia de preservação e posicionamento da marca em trabalhos futuros.

Como tudo isso vai me ajudar a encontrar o cliente certo?

É simples. A mensagem que você passa através do seu logotipo te permitirá um posicionamento correto.

Eu não sou louco de dizer que a identidade visual é única e suficiente ferramenta para te gerar esse posicionamento assertivo, mas com certeza ela é o primeiro elemento que te garante isso.

Por que você acha que grandes marcas como Coca Cola ou Google investem tanto no seu design, no design de suas embalagens de seus pontos de vendas?

boteco chiqueboteco fraco

Veja no exemplo acima, você tem dúvida de que o tipo de cliente do “Boteco de Quinta” é diferente do “Cotidiano”?

E eu não quero dizer que um está certo ou errado, pois da mesma forma que o cotidiano tem uma proposta para um certo tipo de público, o Boteco de Quinta tem a dele.

Agora, já imaginou a confusão se o “Boteco de quinta” tem uma fachada incrível, mas dentro tem aquelas cadeiras de plástico do próprio fornecedor, com ventiladores de parede e uma garçonete mais arrumada ou destreinada? Será que ele teria sucesso? Claro que não! Mesma coisa seria se ocorresse o contrário com o “Cotidiano”.

Agora você pode estar pensando: poxa, mas isso é óbvio!

Eu te pergunto: será?

O mundo mudou

É muito fácil visualizar essas discrepâncias quando falamos de um restaurante ou uma loja física. Mas hoje em dia, com tantas empresas que tem a maioria das suas interações no ambiente digital, será que as empresas tem atentado para essa coerência?

Na minha experiência, não.

Empresas tem deixado de converter (concluir, fechar, na linguagem do marketing digital) muitos clientes e gerar muitas vendas simplesmente por não se preocuparem com o design de suas marcas, com a mensagem que vem passando através de sua identidade visual e seus sistemas de design.

E tudo isso começa por um simples Logotipo. É isso que muitas vezes separa os grandes, os que experimentam o sucesso, dos que fracassam.

Inclusive, eu tenho um artigo explicando melhor sobre o design dentro do ambiente digital que convido vocês a lerem.

Por fim..

Esse artigo foi mais para incitar uma reflexão para vocês de: será que parte de seus resultados não vem sendo reduzidos por que seu posicionamento não tem sido afetado por um logotipo ou identidade visual que não estão alinhados ao seu objetivo, ao seu público?

Meu trabalho, e o de outros designers sérios, não é fazer o que é mais bonitinho, é encontrar a solução IDEAL para vocês, nossos clientes.  Atentem para isso.

Se quiserem falar comigo, tirar dúvidas ou dar sugestões, podem deixar seu comentário aqui em baixo, ou clique aqui.

Espero que esse artigo tenha sido útil para vocês, até a próxima!

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*